The Virtual Teacher !GO

Sejam Bem-Vindos!

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Novidades!

Novidades para todos! Vocês agora podem me encontrar no Twitter! Sigam-me!

by !GO

A História do Sistema Operacional GNU/Linux

O Sistema Operacional GNU/Linux, atualmente é um dos softwares mais utilizados em todo o mundo, porém, antes de compreendê-lo de fato, é importante saber suas origens e as reais motivações para sua criação.
No início da década de 90, uma equipe de um grande centro de tecnologia do EUA, o MIT (Massachusetts Institute of Technology), estava com problemas para utilizar algumas impressoras da empresa, sendo a maioria das mesmas pertencentes à Xerox. Sempre que à estas impressoras eram solicitadas muitas impressões, as mesmas não conseguiam atender à toda demanda, assim, com o passar do tempo, a partir de um determinado momento, o aparelho começava a amassar papéis. Para evitar o problema, o aparelho poderia enviar um comunicado ao usuário informando que o documento não foi impresso, porém, a impressora não enviava sempre, o que fazia com que muitos documentos não fossem impressos no momento necessário.
Alguns membros da equipe do Instituto poderiam certamente resolveriam o problema se solicitassem informações técnicas da produtora da impressora (Xerox), porém, a mesma na época, solicitava pagamento para liberar informações.
Inconformado com a atitude da Xerox, um dos membros do MIT, Richard Stallman procurou um dos desenvolvedores que trabalhavam na Xerox e, o mesmo alegou que estava sob contrato e, que se informasse algo poderia ser multado ou sofrer piores penalidades.
Após o acontecimento, Richard Stallman decidiu por abandonar o MIT e fundar o FSM (Free Software Moviment) - Movimento do Software Livre.
Stallman, após sua saída do MIT, em 1976 desenvolveu um editor de textos de nome GNU Emacs, que é um editor de textos que possibilita a utilização de linguagem de programação para a edição e estruturação de aplicativos. Depois de pronta a primeira versão de tal editor de textos, Stallman disponibilizou a primeira versão na Internet sob a denominada GLP (General Public License) - Licença Pública Geral. Além da distribuição via Internet, Stalmann distribuiu cópias através de fitas que, na época, eram o melhor meio de armazenar informações.
Assim, foi iniciado o padrão de comércio de softwares livres como o GNU/Linux que existe atualmente. Todo software livre detêm as seguintes liberdades:

- a de executar um programa para qualquer objetivo;
- a de alterar tal programa;
- a de redistribuir cópias gratuitamente ou cobrando uma taxa;
- a de distribuir as alterações realizadas pela comunidade.

Após a fundamentação para utilizar os softwares livres, a primeira estrutura para o Linux, denominada kernel foi criada, originalmente por Linus Torvalds que atualmente trabalha para a Open Source Development Lab (OSDL), com a ajuda de diversos programadores voluntários. O primeiro Kernel lançado utilizava linha de comandos, ou seja, era utilizado através de diversos códigos.

Com o passar do tempo, empresas especializadas passaram a criar ambientes gráficos com os quais os usuários pudessem se identificar e, usufruir das ferramentas do que é hoje um dos maiores e melhores Sistemas Operacionais: o Linux.

By !GO

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

O início

Sejam todos bem-vindos ao The Virtual !GO! Neste blog postarei
diversas informações sobre a informática em geral e, auxiliarei àqueles que
desejarem.
Comece Já!
The Virtual !GO
by !GO.
 
Pesquisa personalizada